quarta-feira, 21 de março de 2012

Sermão biográfico!


André o discípulo

Nasci na cidade de Betsaida, nas praias do mar da Galiléia, sou filho de João um próspero pescador, aliás, também tinha como profissão a pesca. Sou o mais velho, em uma família de cinco filhos. Fui o primeiro dos doze a ser chamado por Jesus para segui-lo, mas, antes havia sido discípulo de João Batista.

Durante a minha caminhada com Jesus, tive o privilégio de levar o meu irmão a conhecê-lo, tornando-se também um dos seus discípulos. No primeiro momento de convívio com Jesus, eu e meu irmão o seguíamos continuamente, mas sempre retornávamos para as nossas casas e para a pesca que era a nossa profissão, isso aconteceu por várias vezes, até o dia em que Jesus pediu para que o acompanhasse em todos os momentos, então eu e meu irmão deixamos tudo para segui-lo, esse foi o maior privilégio que Jesus nos deu.

Eu estive sempre entre os discípulos que estavam bem próximo a Jesus, tinha uma boa intimidade com ele.

Durante os três anos em que isto ocorreu, estive presente em eventos, missões e milagres de Jesus, vi quando na primeira multiplicação de pães, Jesus perguntou a Filipe sobre o alimento para alimentar toda aquela multidão, imediatamente informei ao mestre que ali havia um jovem que tinha cinco pães e dois peixes, ele pediu que lhe trouxesse os pães e os peixes e deu graças ao Pai, então aqueles cinco pães e dois peixes se multiplicaram em milhares, e eu presenciei o verdadeiro milagre da multiplicação, todos que ali estavam foram alimentados, depois que todos acabaram de comer, recolhemos cestos cheios de alimentos que haviam sobrado.

Participei de tantos eventos com Jesus, contudo, no dia que Ele foi para o getsêmani, eu não estava com ele, pois, Jesus havia levado o meu irmão Pedro, Tiago e João, não tive o privilégio de ver o mestre orar em favor de todos os que ainda iriam ser seus seguidores, foi nessa noite que o mestre foi preso, traído por um dos seus discípulos.

Diante de tamanho acontecimento, eu fugi como um covarde, procurei me esconder, pois, estava com muito medo, acreditava que aqueles homens que prenderam Jesus, iriam procurar todos os discípulos para matá-los, então eu me acorvadei, deixei Jesus sofrendo a pena que lhe era imposta por aqueles homens, Jesus sofria muito e eu não podia fazer nada.

Todos os discípulos também fugiram, o meu irmão que também esteve lado a lado com Jesus, no momento de medo, negou Jesus por três vezes, contudo, depois se arrependeu amargamente.

No momento da crucificação eu também não estava presente, apenas um dos seus discípulos estava lá, havia-me acovardado, estava com muito medo.

Vocês já devem saber o meu nome! Chamo-me André, irmão de Pedro e discípulo de Jesus.

                                     APLICAÇÃO

Sabe todos nós um dia teremos que decidir de que forma andaremos com Jesus, alguns escolherão andar com ele durante os momentos bons, durante os momentos de festas, momentos em que acreditam não existir perigo, eu estive com Jesus em vários momentos, contudo, no momento em que Ele sofria eu não estava presente.

Você também pode acreditar que está andando com Jesus, pode até pensar que é um discípulo de Jesus, contudo, a sua vida não é dirigida por ele, você não cede espaço para que Ele entre em sua vida e faça ali morada, você deixa que a sua vontade prevaleça, você não tem uma vida cristocêntrica, Deus não está no controle, quem controla é você mesmo.

Devemos andar com Cristo em qualquer circunstância e a qualquer momento, pois, ele não vai nos desamparar, ele sempre estará presente em nossas vidas, ele não fará com você aquilo que eu fiz com ele, você nunca irá ficar sozinho, pois, Jesus estará caminhando lado a lado com você, para isso, basta você entregar a sua vida a Jesus, deixando que Ele conduza. Deixe Jesus cuidar de você, ele quer te salvar, basta você aceitá-lo como Senhor e Salvador!
Deus abençoe vocês!