quinta-feira, 5 de julho de 2012

O Reino dividido - Introdução


 
   


INTRODUÇÃO: 

Quando Deus escolhe um povo para glorificar seu nome, chama Abraão do meio de um povo idólatra e promete-lhe uma nova terra onde dele, Abraão, pudesse nascer uma nação santa. Abraão não chega a ver essa terra e nenhuma nação, apenas um filho Deus lhe deu. Algumas centenas de anos depois essa nação é fato, porém, de um povo escravo, numa terra estrangeira. O Senhor não esqueceu de sua promessa e tira aquele povo e leva para a tal sonhada terra prometida. Contudo, esses não tardam a esquecer de seu Deus e se entregam à idolatria. Por muitas vezes, Deus busca os seus escolhidos de volta. Até que este povo, a quem Deus chama Israel, rejeita seu governo e pede-lhe um rei.
Deus atende seu pedido e unge-lhe Saul rei em Israel, este se desvia dos caminhos do Senhor e é sucedido por um jovem pastor, Davi. Deus tem nele um coração segundo o seu coração, pois buscou andar sempre nos seus conselhos. Por este motivo, Deus promete-lhe nunca faltar sucessor na sua casa, e assim, seu filho Salomão sucede-lhe no trono. Contudo, este esqueceu do seu Deus e buscou outros deuses. Porquanto, veio sobre ele a ira do Senhor que não deixa impune sua idolatria. Porém, lembra-se de Davi e retarda sua ira a sua descendência.
Um único povo, um único rei, um único Deus. Este era o propósito do Senhor, e que, por causa dos pecados do seu rei, o povo ver agora o reino dividido, assim como foi o coração de Salomão.
E o que era antes o Reino de Israel agora é:
Reino do Sul ou Judá: com as tribos de Judá e Benjamim: 931-586 a. C;
Reino do Norte ou Israel: com as tribos de Rubem, Simeão, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, Efraim e Manasses: 931- 722 a. C.
Depois de dividido, essa foi à história do povo de Deus e seus respectivos reis:

Reis de Judá:
  1. Roboão
  2. Abias
  3. Asa
  4. Josafá
  5. Jeorão ou Jorão
  6. Acazias
  7. Atália
  8. Joás
  9. Amazias
  10. Uzia ou Azarias
  11. Jotão
  12. Acaz
  13. Ezequias
  14. Manasses
  15. Amom
  16. Josias
  17. Joacaz
  18. Jeoaquim
  19. Joaquim
  20. Zedequias

Reis de Israel:
  1. Jeroboão I
  2. Nadabe
  3. Baasa
  4. Ela
  5. Zinri
  6. Onri e Tibni
  7. Acabe
  8. Acazias
  9. Jorão
  10. Jeú
  11. Jeoacaz
  12. Jeoás
  13. Jeroboão II
  14. Zacarias
  15. Salum
  16. Menaém
  17. Pecaías
  18. Peca
  19. Oséias

Nenhum comentário:

Postar um comentário