quinta-feira, 5 de julho de 2012

Reis de Israel - Segunda Parte


7. Acabe: Filho de Onri, rei de Israel. Sucedeu seu pai no trono e reinou vinte e dois anos sobre Israel.
Fez tudo o que era mal aos olhos de Deus pior ainda que seu pai. Pois se Casa com Jezabel, filha de Etbaal, rei de Tiro, que era adorador do deus Baal.
O reinado de Acabe tem grande participação do profeta Elias, que se opôs fortemente a Jezabel, quando esta introduziu em Israel o culto a Baal e Astarote.
A rainha Jezabel não somente levou o seu marido para a idolatria, mas também o fez viver uma vida de maldades e atrocidades, já que não bastava renegar a Palavra do Senhor, mas também matava seus profetas. A ira do Senhor esteve sobre Israel e durante bom tempo não choveu de maneira que houve grande fome como profetizou Elias. Contudo, Elias orou a Deus que ouviu seu clamor. Por esse tempo Ben-Hadade, rei da Síria, levanta-se contra Israel e por duas vezes Israel sai vitorioso.
Porém a ambição de Acabe não teve limites e, Jezabel, instiga Acabe a cometer um grande crime contra Nabote, tudo porque ele desejava a vinha ao lado do palácio e que pertencia a Nabote que se recusou a vender o terreno, baseando-se na lei de Moisés, segundo a qual a vinha era a "herança de seus pais". Pela sua declaração foi acusado de blasfêmia, sendo ele e seus filhos mortos apedrejados. Elias então diz ao Rei que por causa desse ato viria à destruição sobre sua casa. Porém, Acabe se humilha ao Senhor, que responde através do profeta Elias que retardaria este mal, e não traria nos seus dias mas sobre seus filhos.
Por três anos houve paz em Israel, até que Acabe faz aliança com Josafá para pelejarem contra Ramote-Gileade, mas Josafá consulta a Deus através do profeta Micaías, que profetiza vitória de Josafá e derrota de Acabe, este se indignando, manda prender o profeta. Deus foi com Josafá e este teve a vitória. Acabe que foi à batalha disfarçado para não ser conhecido pelos flecheiros de Ben-Hadade, mesmo assim, foi morto por certo homem que arremessou a flecha à ventura. O seu corpo foi levado para Samaria, para ser sepultado, e na ocasião em que um servo estava lavando o carro, lambeu os cães o seu sangue.
Seu filho Acazias, sucede-lhe no trono. E sua filha, Atália, casa-se com Jeorão, filho de Josafá, rei de Judá.
Seu reinado vai de 874 à 853 a. C.
I Reis 16:28-34;18:1-46; 20:1-43; 21:1-29; 22:37-40; II Reis 2: 9:26; II Crônicas 18:1-34. 

8. Acazias: Filho de Acabe, rei de Israel, e Jezabel, filha de Etbaal, rei de Tiro. Reinou sobre Israel por dois anos e fez o que era mal aos olhos de Deus pois seguia os conselhos de sua mãe Jezabel. Foi adorador de baal e abominável ao Senhor, levando Israel também a idolatrial.
Em seus feitos não obteve êxito. Pois o rei de Moabe rebelou-se contra Israel. Acazias cai da janela do quarto e adoece não se recuperando mais como profetizou Elias. Porque Deus não permitiu já que ele, mais uma vez, desprezou o Senhor e foi consultar a Baal-Zebube, deus de Ecrom, este seu ato culminou na ira do Senhor contra ele, e com ele morre mais dois pelotões de cinqüenta consumidos pelo fogo de sua ira.
E assim morreu o rei Acazias e em seu lugar reinou seu irmão Jeorão.
Seu reinado vai de 853 à 851 a. C.
I Reis 22:52-54; II Reis 1:1-18. 

9. Jeorão ou Jorão: Filho de Acabe, rei de Israel, e Jezabel. E irmão do rei Acazias. Subiu ao trono de Israel e reinou por doze anos.
Fez o que era mal aos olhos do Senhor, porém não como seu pai e seu irmão. Pois tirou de Israel a coluna de Baal construída por seu pai.
Durante seu reinado obteve algumas vitórias aliando-se ao o rei de Judá, Josafá, a quem era com ele, o Senhor.
Assumindo o trono, Jeorão levanta-se contra Moabe para reaver os tributos que os moabitas tinham deixado de pagar, quando se rebelaram contra Acazias. Mas não foi sozinho, antes chamou o rei de Judá e o rei de Edom, o Senhor dá a vitória anunciada ao profeta Eliseu. Depois o rei da Síria, Bem-Hadade, faz guerra contra Israel, mas Jeorão é avisado pelo profeta Eliseu das investidas dos sírios que não obtém êxito e desistem.
Contudo, não demora muito e volta a guerrear contra Israel e, dessa vez, sitia Samaria fazendo com que haja grande fome na cidade. Porém o Senhor dispersou os sírios do seu arraial largando tudo o quanto tinha e o povo de samaria pode matar a fome como dissera por meio do profeta Eliseu.
Morto Bem-Hadade e em seu lugar reinando Hazael, Jeorão levanta-se contra Hazael que o fere em Ramá. Enquanto Jeorão se recuperava de seus ferimentos, o Senhor manda que o profeta Eliseu faça Jeú, filho de Josué, filho de Ninsi, e que era servo de Jeorão, rei sobre Israel. Foi Jeú e matou Jeorão, rei de Israel e toda a sua casa e reinou no lugar de Jeorão.
Seu reinado vai de 851 à 839 a. C.
II Reis 3:1-27; 8:16-29; 9.14-25

10. Jeú: Filho de Josafá, filho de Ninsi e capitão da guarda que estava em cerco a Ramote-Gileade. Sucedeu o Rei Jeorão e reinou sobre Israel por vinte e oito anos, foi ele ungido por Eliseu para assumir o trono de Israel como ordenara o Senhor.
Procurou fazer o que era reto aos olhos do Senhor, ainda que não inteiramente. Após assassinar o rei Jeorão e toda a sua casa, eliminou de Israel todos os adoradores de Baal, destruiu seus post-idólos e o culto a Baal, porém deixou os bezerros de ouro que estavam em Betel e em Dã construídos por Jeroboão.
Contudo, Jeú foi um rei que usou de crueldade para com o povo, ainda que, com a finalidade de eliminar a idolatria de Israel.
No fim do seu reinado, Hazael, rei da Síria sobe contra Israel e conquista toda a terra desde o Jordão ao nascente de Gileade, os gaditas, os rubenitas e os manassitas.
Morreu o rei Jeú. É sepultado em Samaria. Seu filho Jeoacaz reinou em seu lugar.
Seu reinado vai de 839 à 811 a. C.
I Reis 12:28,29; 19:16; II Reis 9:1-37;10:1-36. 

11. Jeoacaz: Filho de Jeú, rei de Israel. Sucedeu seu pai no trono de Israel e reinou por dezessete anos.
Fez o que era mal aos olhos do Senhor, pois não se apartou da idolatria que Jeroboão I levou Israel a praticar. A ira do Senhor caiu sobre Jeoacaz que viu Israel ser conquistado por Hazael, rei da Síria e também nas mãos do seu sucessor, Bem-Hadade. Porém, Jeoacaz suplica misericórdia ao Senhor que os ouve e liberta das mãos dos seus opressores e puderam voltar para suas casas.
Morreu Jeoacaz, rei de Israel, e foi sepultado em Samaria com seus pais. Em seu lugar, reinou seu filho Jeoás.
Seu reinado foi de 814 à 798 a. C.
II Reis 10:35;13:1-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário